Por quê você fica doente ?

Uma das principais causas é o stress.

Sua vida é uma eterna luta, tudo é complicado, as coisas não mudam. Você vive em um constante estado de alerta. É uma preocupação atrás da outra. Para o seu cérebro, você está sempre em perigo e por enxergar as coisas assim, ele então, envia uma mensagem às suas células, através um de um “carro” chamado eixo adrenal hipofisário.

No meio do cérebro, há uma glândula chamada hipotálamo. A função dela é interpretar suas emoções. Quando o hipotálamo percebe um perigo, ele avisa seu corpo, sobre o que está acontecendo, enviando um sinal para a supra renal, que é o órgão responsável pelas reações de luta ou de fuga. Ele faz isso usando “aquele carro”, chamado eixo adrenal hipofisário.
A supra renal, com isso, libera cortisol, que é o hormônio do stress, gerando no seu corpo, um direcionamento do sangue para os seus braços e para as suas pernas, porque são essas partes agora, que você precisará mexer, já que está vivendo um momento de luta ou fuga.

A concentração sanguínea sempre será maior nas vísceras, pois elas promovem crescimento, te dando saúde; porém quando está em perigo, esse sangue migra para os seus membros, para que você possa se proteger e reagir.

O corpo vive sob dois modos: ou ele cresce ou ele se protege. Crescer é enfrentar e ficar de frente para os seus medos, é ter pertencimento sobre tudo o que vive. Crescer é expandir, se abrir e buscar aquilo que tanto quer. Proteção é viver sob um escudo; é estar sempre em uma retaguarda. É viver na defesa, sempre se protegendo da vida. É estar em recepção e reação e não em ação e autoria.

Crescimento e proteção são inversamente proporcionais, ou seja, se um acontece o outro para. Não tem como crescer e se proteger, nem como se proteger e crescer. Eles não acontecem concomitantemente: ou é um, ou é o outro.

Além disso, você não foi feito para viver em estado de alerta.

Quero lhe fazer uma pergunta: por que as zebras não tem úlceras? Porque elas vivem no agora. Elas não remoem o fato do leão ter corrido atrás delas para lhe comerem. Quando isso acontece, elas fogem, lutam pelas suas vidas e se o leão não as pega, elas voltam a pastar e pronto. Não remoem esse acontecimento, nem ficam pensando no porquê o leão queria pega-las, nem no porquê ele não pegou outros animais e sim escolheu-as. Elas simplesmente, depois que se livram dele, voltam a vida normal.

Mas e você? Você remoe, fica indignado porque o outro fez isso com você, não entende como ele foi capaz, tenta mudar uma história que já aconteceu, ou seja, tenta colar “o vaso quebrado”. Quem paga pelo seu comportamento? Seu corpo, elevando a concentração de cortisol, afinal você precisa desse hormônio para te ajudar a ser rápido e se livrar do perigo. Depois, o seu corpo está precisando te defender de situações e de “predadores”, como sua cunhada que fala mal de você, como a desvalorização que você não aguenta mais no seu trabalho, como a falta de dinheiro que está te enlouquecendo. Esses perigos são externos.

O que o seu corpo faz para poupar energia e evitar o desperdício desta, já que você está precisando dela para viver? Ele “desliga seu sistema imunológico”, que é um sistema que gasta muita energia, por ser um sistema de defesa, mas esse sistema te protege de “predadores” que estão dentro de você, como vírus e bactérias, mas agora a sua luta é com um predador de fora: seu chefe ou seu emprego.

Porque desligar o sistema imune, se é ele quem nos defende?

Como lhe disse, o sistema imune nos defende dos inimigos internos, combatendo os microrganismos que temos dentro do corpo e para fazer isso, ele gasta muita energia. A questão é que se estamos lutando, precisamos poupar energia, por isso o corpo abaixa a nossa imunidade.

O que acontece então? Ficamos doentes.

Assim, não adianta você tomar vitaminas para fortalecer seu sistema imune. A sua imunidade abaixou não porque seu sistema ficou fraco, mas sim porque ele foi desligado pelo stress do seu corpo. Enquanto você não olhar e resolver as situações que lhe causam stress, você não aumentará, nem melhorará sua imunidade, a qual ficou baixa por causa desse stress.

O olhar sempre deverá ser sobre a causa real e inicial: o stress. Enquanto você não entender contra quem e contra o que você luta, seu corpo vai continuar precisando aumentar o cortisol e poupar energia.

Quero lhe falar de algo que sempre acreditei: chega uma hora que a vida nos coloca de frente para aquilo que temos que olhar e mudar. Se não fazemos, a vida nos oferece de novo, de novo e de novo. A isso damos o nome de evolução.

Portanto, se ficamos na proteção, não olhando para aquilo que vem nos ajudar a evoluir, não crescemos e se não crescemos, geramos doença.

Hora de sair de cima do muro e encarar aquilo que precisa. Como começar?
Fazendo uma sessão comigo. Nela te contarei tudo o que seu corpo diz sobre você. Você também saberá e tratará o que cada dor, sintoma e cada doença que você tem, quer lhe dizer.

Venha, eu te ajudo a se tratar e mudar tudo isso que você não aguenta mais viver. Eu te ajudo a tratar a causa e não ficar só no sintoma, como você vem fazendo até agora. É por isso que você não melhora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *