O QUE É RBM?

A Reprogramação Biomuscular – RBM trabalha sobre diferentes fundamentos!

O primeiro deles é as 5 leis biológicas. Elas me ajudam a olhar o sintoma e entender o porquê uma pessoa tem dor no quadril e a outra sofre com labirintite. Depois, toda patologia tem uma expressão muscular, ou seja, é a maneira que o paciente usa o corpo dele, travando a boca, tensionando a nuca, enrijecendo a coluna… enfim é esse jeito de manter o corpo que sustenta e nutre os sintomas que ele tem.

Assim, ter um olhar muscular sobre as patologias é o segundo fundamento da RBM. E a base desse fundamento é o trabalho feito por uma fisioterapeuta francesa, chamada Thérese Bertherat que nos mostra uma nova maneira de trabalhar sobre os músculos.
O foco dela é a cadeia posterior, um conjunto de músculos que vão do topo da cabeça até a sola dos pés. Para Therese e para Mezieres, com quem ele estudou, toda alteração postural, toda dor muscular tem uma única causa: o excesso de força dessa cadeia, o excesso de força da musculatura das costas. Assim, a abordagem na RBM é sempre de soltura.

Therese fazia isso através de movimentos, a RBM gera isso através do toque.

O terceiro fundamento é entender e tratar o paciente, vendo o que a personalidade e o comportamento dele tem a ver com o sintoma e o corpo que ele apresenta. E essa abordagem ampla que torna a RBM, uma técnica de saúde integrativa, pois ela trata corpo-mente-emoção.

Tudo isso é feito através de um toque leve, afinal o trabalho é feito inteiramente sobre as fáscias musculares e o simples toque leve, já é suficiente para a liberação dessa grande estrutura presente no corpo todo e que se comporta como um depósito de emoções.

Saúde integrativa. Isso é RBM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *